terça-feira, 16 de agosto de 2022

O SENTIDO DA EXISTÊNCIA HUMANA, ESTÁ NA FÉ EM DEUS

 

Artigo; Deus; Jesus Cristo; O sentido da existência humana, está na fé em Deus
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago, Cap. 1: 27.

A frustração
1 é algo inerente, intrínseco a todo ser humano. Quando éramos crianças, se não atendiam aos nossos desejos pueris, como por exemplo: o brinquedo da loja na esquina, ou o doce da mercadoria. Era como que de imediato, chorarmos impacientes e estridentes para que os nossos pais comprassem o brinquedo e o doce de nossa predileção. Quando adultos, se não conseguimos atingir os nossos objetivos, imediatamente nos frustramos ao ponto de desanimarmos e esmorecermos.

As situações do cotidiano que podem levar à frustação, são as seguintes: a) Quando não conseguimos o emprego dos sonhos; b) Se não alcançarmos a promoção da empresa que trabalhamos; c) A viagem de férias que planejávamos; d) O carro e a casa que queríamos, etc. O que eu quero dizer é, que quando colocamos nossa fé, nossas expectativas e afetos desordenadas em coisas materiais e humanas, nos frustramos de maneira a desfalecermos e murmurantes nos queixarmos sobre a nossa “infeliz existência”. Ficamos, por fim, doentes psicologicamente e fisicamente. Porém, outras pessoas mais vulneráveis, chegam ao extremo fatídico de suas existências, cometendo tragédias contra si e contra o próximo, como veremos, logo a seguir.

É muito comum assistir nos noticiários, reportagens desta natureza por exemplo: homem, empresário do ramo alimentício, que veio à falência decorrente de dívidas, matou sua mulher e filhos, e por fim cometeu suicídio. Este exemplo, por infeliz que seja, é verídico, aconteceu na cidade de Porto Alegre/RS neste ano. Outro exemplo, é uma reportagem recente de um modelo que assassinou dolosamente, com sua moto em alta velocidade, (segundo o jornal, estava sob efeito de álcool) um adolescente que atravessava uma avenida acompanhado de sua mãe, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Estes exemplos citados, ocorrem todos os dias no Brasil e no mundo, em diferentes contextos, na sua maioria, o resultado disso é morte e destruição de famílias, sem detalhar e mensurar os que ficam paraplégicos para o restante de suas vidas. Mas a questão é, o que provoca estes comportamentos temerários, imprudentes e negligentes? Os casos do empresário que matou sua família e do jovem da moto, que assassinou o adolescente, podemos concluir no primeiro episódio de afeto exagerado pelos bens materiais, o que causou a frustração ou o desespero pelas dívidas; e o segundo episódio, o que a logoterapia chama de vazio existencial, que é a falta de sentido da vida; um desgosto incessante que para os indivíduos que vivem assim, tendem a suprir ou compensar, com o comportamento desregrado, através de “festas imorais”, dirigir alcoolizado, ou sob efeitos de drogas ilícitas.

Todos os fatos descritos, é para mostrar que não somos "nada". Nada na conotação de vulneráveis, sem a presença e a proteção de Deus. Pra mim o que traz sentido para a nossa existência, é a nossa fé e obediência a Deus. Não nascemos neste mundo por um acaso do fortuito, sem propósitos, nem metas para crescermos espiritualmente no conhecimento de Deus e no que Ele quer para nós. Não estamos aqui para vivermos de modo irresponsável e inconsequente, como que se não existisse uma vida posterior a esta. Todos que buscam alucinados por prazeres desgovernados, fama, poder e status, muito provavelmente não irão medir esforços para adquiri-los. Estes trarão prejuízos a eles próprios, e a quem convive próximo deles. Pois é inegável a perda de sanidade e o bom senso nessas pessoas, (o controle sobre o Eu), isso só é equilibrado, quando conhecemos a Deus e a Ele nos convertemos de coração, entregamos nossos desejos e anseios pessoais para que assim, nos faça similarmente ao “oleiro quando transforma o barro em vaso de honra2”. Transformar, significa sermos aquilo que Ele, propôs como projeto Seu para nossas vidas (santificação), destino primordial e final para que possamos viver na eternidade com Deus. Colossenses, Cap. 2: 9-13:

"Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas". Não devemos seguir o curso deste mundo, o que nos impõe e nos sugestionam a praticar. Romanos, Cap. 12: 1-2:

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Exortação para não nos deixarmos dominar pelas paixões da carne, Romanos, Cap. 13: 13-14:

"Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências".

É comum a todos nós, almejar ter uma vida melhor, um padrão mais condizente de vida. Não seria errado, exceto, quando Deus o quer e o faz próspero para uma finalidade. E, esta finalidade está ligada com o nosso agir, a nossa caridade e empatia para com os mais carentes da sociedade. Portanto, se esta riqueza nos faz sermos extravagantes, avarentos e egoístas, é muito lógico que Deus, não fará que o justo enriqueça
3. “Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra”. Salmos, 112:9

Um detalhe importante e que devemos prestar muita atenção é na expressão: “a todo custo”. A expressão “a todo custo”, pressupõe não medir esforços para alcançarmos os nossos objetivos. Isso pode ser danoso à nossa saúde mental, se não tomarmos o devido cuidado. Este anseio desenfreado por riquezas e bens materiais, mentalmente se tornará em uma obsessão, em outras palavras, numa neurose. A pessoa em hipótese alguma pensa em outra coisa, a não ser de se tornar milionário, famoso e etc. E se porventura, ficar rico nesta situação espiritual que está, a sua preocupação é a de não se tornar pobre, ocasionando assim, outra neurose existencial. Seus esforços diários é para não cometer “erros financeiros”, para que não venha a perder seu patrimônio.

Quando ansiamos por algo financeiro ou afetivo, sem a permissão e a vontade de Deus para nós, isto vai se tornando em perigo e empecilho para a nossa comunhão com o Senhor. Contudo, tanto a riqueza, quanto a pobreza sem a presença e a comunhão com Deus, faz-nos sermos mesquinhos, temerários, arrogantes e vaidosos. Quando conhecemos a Deus e o seu propósito para nós, sabemos que tudo o que temos, (até o nosso corpo físico), não nos pertence, tudo é Dele e a Sua graça é o que nos mantêm vivos. Provérbios, Cap. 30: 7 - 9:

"Duas coisas te pedi: Não as recuses a mim antes de eu morrer! Afasta de mim falsidade e mentira, não me dês pobreza nem riqueza, sustenta-me com meu pedaço de pão, para que saciado, não me torne um renegado e diga: “Quem é o SENHOR?” Ou, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus!"

Conselhos para que nos contentássemos com as coisas modestas e simples. Romanos, Cap. 12:16:

"Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas. Afeiçoai-vos às coisas modestas. Não sejais sábios a vossos próprios olhos".

OUVIR O TEXTO?



Link para a continuação do post: O sentido da existência humana, está na fé em Deus (PARTE 2).

0 Comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *