sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

JESUS CRISTO: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Jesus Cristo, Evangelho, sofrimento
Como obter o conhecimento da verdade? Homens que se atribuem detentores do saber estão a todo o momento, buscando provar ou refutar a existência de Deus. Cientistas a partir de experimentos tentam hipoteticamente, desvendar a criação do universo, - com teorias que se divergem entre si, não havendo, porém, consentimento entre seus díspares. Estes e muitos outros exemplos nos dão mostras de como é difícil convencionar a verdade [...].
Somos seres limitados e por algumas vezes, nos deixamos cegar ao vendarmos os olhos e cauterizarmos a nossa consciência para esta constatação. A arrogância e a autossuficiência são os obstáculos que dificultam sermos sóbrios. Nós homens limitados enquanto formos jamais atingiremos a plenitude do conhecimento de Deus, do universo, e da transcendência da alma. Como aconteceu no passado e ocorre atualmente, foram se construindo vários cristianismos - todos à sua "maneira" individualista e ambiciosa de defender sua cristandade, o resultado disso, seriam as suas “diversas verdades" propagadas (heresias) desde o início do Cristianismo até o atual momento. Para quem já se debruçou a ler o livro de Agostinho: Um drama de humana miséria e divina misericórdia sabe do que estou falando. Santo Agostinho se colocou a serviço após sua conversão a lutar pela unidade cristã, pois neste tempo, aflorava dezenas de cristianismos com suas pluralidades de teologias cristãs.
O Senhor Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 7, 16). Ele mesmo afirmou: "Eu sou a luz do mundo! Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida!" (Jo 8,12). É de prever que nós homens e mulheres tenhamos o anseio de conhecer a verdade. O mundo tecnocrata nos oferece através da filosofia, das ciências e das religiões, os "conhecimentos"; que dentre estes nos aperfeiçoam a usufruirmos de aptidões que visam unicamente o nosso conforto e a praticidade do dia a dia. O temor que há nisso, ocorre quando depositamos nossas confianças "nas coisas deste mundo" que são transitórios e não perene, ao passo de olvidarmos os mandamentos daquele que é o Autor de nossa Fé: Jesus Cristo. A respeito disso a Escritura nos diz: "Estai atentos, para que o vosso coração não fique insensível por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e não vos surpreenda aquele dia, pois ele cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra" Mat 21: 34 - 35.
A partir das reflexões dos ensinamentos de nosso Mestre principalmente ao que corresponde a sua "Paixão, Crucificação e Ressurreição", concluímos que somos libertos de nossos pecados, quando cremos e aceitamos a Cristo, mas, com um, porém, que guardássemos os seus mandamentos como Ele bem o enfatizou. Guardando seus mandamentos testificaremos verdadeiramente que amamos ao Senhor Jesus e assim nos tornaremos discípulo (a)s e a verdade que é o Senhor Jesus nos libertará da morte. Consoante a este parágrafo Jesus afirmou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso"? - João 11:25-26. Deste modo que possamos ter a coragem de resistir ao mal que nos vêm com suas propostas tentadoras; se formos fiéis reinaremos com o Senhor Jesus Cristo, segundo o que consta em Apocalipse 2:8-11 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte".


Tiago A. Vitti

0 Comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *